Sabe quando você precisa de um look diferente pra usar em uma ocasião mega especial? Tipo aquele evento cool do final de semana que ele vai ou até mesmo a formatura da escola. Em dias importantes como esses, no meio de tantas garotas, você precisa brilhar de alguma maneira. Para isso, nada melhor do que apostar nos paetês.
A palavra paetê [Sequin (inglês) = Sikka (árabe)] vem do francês pailleté e quer dizer coberto com lantejoulas. Acredita-se que a lantejoula já era usada desde 2.500 A.C. e serviam pra embelezar as roupas dos Reis e Rainhas. Alguns antigos acreditavam até que eles serviam pra desviar os espíritos malígnos, e também evocar Deus.
Foi só no final do século passado, que os paetês foram industrializados, comercializados e adquiridos por pessoas comuns como nós. Um grande responsável pela popularização deles, foi o rei do POP Michael Jackson. Em seus figurinos sempre super fashionistas, ele fazia questão de brilhar. Impossível esquecer né?
Muita gente não curte e acha brega demais, mas como podemos ver nos looks que ilustram esse post, se bem combinados, os paetês podem ser muito bem vindos no nosso guarda-roupa. Quem tem medo ousar logo de cara, pode usar um colete de paetês com uma blusa comum e jeans ou nos acessórios, como sapatilhas, tiaras e pulseiras.
Durante a noite dá pra usar sem muitas restrições: blusas, saias, vestidos, leggings, shorts… Com várias cores e tamanhos de paetês. A gente só não esquecer do equilíbrio visual. Chamou atenção para a parte inferior? Use uma blusa mais neutra. Escolheu uma blusa ou casaco de paetê, um jeans básico ou uma peça de uma cor só. No caso do vestido, essa regra vale para o sapato.